Curso de Administração - Faculdade Guaraí

Minha foto
Guaraí, Tocantins, Brazil
O Curso de Administração da Faculdade Guaraí é concebido levando-se em consideração as tendências sócio-econômicas e culturais e um sistema de valores, suficientemente, abrangente e culturalmente significativo. Visa uma formação generalista, de caráter científico-humanista, com vistas ao Empreendedorismo. O primeiro criado e implantado nesta região, veio para atender a uma demanda de Guaraí e de cidades circunvizinhas, bem como de outros Estados, que busca formação profissional nessa área. Visa formar administradores preparados para criar, empreender, desenvolver e gerenciar negócios e empresas de forma ágil e flexível. Apresenta como missão comprometer-se com a formação de profissionais de vanguarda, com mentalidade empreendedora, visando a excelência das organizações e a qualidade de vida das pessoas, com ações pautadas em valores éticos e humanos, com consciência ambiental e responsabilidade social. Propõe-se a formar administradores capazes de aliar a competência profissional, de base técnica, científica e humanística, com consciência crítica para atuarem em diferentes contextos organizacionais e sociais, com flexibilidade e adaptabilidade.

terça-feira, 22 de março de 2011

Intraempreendedorismo como vantagem competitiva


Em tempos de concorrência acirrada e mercados instáveis, muitas empresas vêm buscando novos negócios ao incentivar o comportamento empreendedor dos colaboradores dentro da própria companhia. Esta prática também é conhecida como intraempreendedorismo, que permite ao funcionário iniciar novas oportunidades de negócio e melhorias nas tarefas sem precisar se aventurar e montar um negócio próprio. Ao incentivar este comportamento, as organizações otimizam seus recursos, geram uma cultura de inovação constante e diminuem sua rotatividade de colaboradores.


No Brasil, um exemplo de incentivo à prática é o grupo mineiro Algar, que atua em diversos setores da economia. Há dez anos a organização criou o Programa Algar Inovação para incentivar a participação dos funcionários nos processos de inovação. Segundo dados da empresa, essa iniciativa já gerou cerca de 700 projetos de inovação com R$ 700 milhões de resultado financeiro.


No cenário internacional, a empresa mais conhecida por incentivar o intraempreendedorismo é a Google, que desde sua origem permite aos colaboradores empregarem 20% do período de trabalho em projetos de sua escolha. Gmail, Adsense e Google News são resultados desta prática e foram iniciados por engenheiros auto-motivados. A Microsoft também está entre as grandes organizações que encorajam a autonomia: 70% dos lucros dos apps criados para melhorar a plataforma Windows Phone são repassados ao colaborador criador da ideia. O funcionário mantém ainda a propriedade intelectual dos aplicativos.

Conheça esta e outras práticas de gestão de empresas brasileiras no portal do movimento Brasil: Presença na Gestão que Dá Certo. Acesse: hsm.com.br/brasil

Fonte:  http://www.hsm.com.br/blog/2011/03/intraempreendedorismo-como-vantagem-competitiva/

Nenhum comentário:

Postar um comentário